1O Senhor disse a Moisés: “Dize aos sacerdotes, filhos de Aarão, o seguinte: Ninguém será considerado como impuro no meio de seu povo por causa de um morto,
2exceto quando se trate de seu parente próximo, mãe, pai, filho, filha, irmão,
3irmã virgem que não se casou e vive junto dele. Por ela poderá contaminar-se.
4Ele, sendo chefe no meio de seu povo, não se tornará impuro, para não se profanar.
5Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne.
6Serão santos para o seu Deus e não profanarão o seu nome, porque oferecem ao Senhor os sacrifícios consumidos pelo fogo, o pão de seu Deus. Serão santos.
7Não desposarão uma mulher prostituída ou desonrada, nem uma mulher repudiada pelo marido, porque são santos para o seu Deus.
8Terás, pois, o sacerdote por santo, porque ele oferece o pão de teu Deus. Ele será santo para ti, porque eu, o Senhor que vos santifico, sou santo.
9Se a filha de um sacerdote se desonrar pela prostituição, desonrará seu pai e será queimada no fogo.
10O sumo sacerdote, superior a seus irmãos, sobre cuja cabeça se derramou o óleo da unção, e que foi estabelecido para revestir as vestes sagradas, não descobrirá a sua cabeça, e não rasgará as suas vestes.
11Não se aproximará de morto algum; e não se contaminará por seu pai, nem por sua mãe.
12Não sairá do santuário de seu Deus, e não o profanará, porque o óleo da unção de seu Deus está sobre ele como um diadema. Eu sou o Senhor.
13Tomará por mulher uma virgem.
14Não desposará nem viúva, nem mulher repudiada, nem mulher prostituída ou desonrada, mas desposará uma virgem do meio de seu povo.
15Não desonrará sua linhagem no meio de seu povo, porque sou eu, o Senhor, que o santifico”.
16O Senhor disse a Moisés:
17“Dize a Aarão o seguinte: Homem algum de tua linhagem, por todas as gerações, que tenha algum defeito físico, oferecerá o pão de seu Deus.
18Desse modo, serão excluídos todos aqueles que tiverem uma deformidade: cegos, coxos, mutilados, pessoas de membros desproporcionais,
19ou tenha uma fratura no pé ou na mão,
20corcundas ou anões, os que tiverem uma mancha no olho, ou a sarna, uma inflamação, ou os testículos esmagados.
21Homem algum da linhagem de Aarão, o sacerdote, que for deformado, oferecerá os sacrifícios consumidos pelo fogo. Sendo vítima de uma deformidade, não poderá apresentar-se para oferecer o pão de seu Deus.
22Mas poderá comer o pão de seu Deus, proveniente das ofertas santíssimas e das ofertas santas.
23Não se aproximará, porém, do véu nem do altar, porque é deformado. Não profanará meus santuários, porque eu sou o Senhor que os santifico”.
24Tais foram as palavras de Moisés a Aarão e a seus filhos, bem como a todos os israelitas.